Primeiro Chakra – Chakra Básico

O Reiki trabalha muito com o equilíbrio dos Chakras. Vou descrever cada um deles para você, começando pelo Primeiro Chakra – Chakra Básico.

Antes vamos explicar o que são os Chakras. A palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”.

Chakras são pontos de energia com diferentes vibrações representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito.

Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral. Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o harmonia e equilíbrio.

No corpo encontram-se muitos Chakras. Escritos antigos mencionam aproximadamente 88.000 Chakras. Aqui descreverei somente os principais, que são sete.

Os Chakras captam a energia do ambiente e transmitem para os nossos órgãos, afetando diretamente nossa saúde se não estiverem em equilíbrio.

Por isso que o bom funcionamento deles é muito importante para a nossa saúde física, emocional e mental.

Eles podem ser influenciados pela energia do ambiente ou das pessoas, ou vise versa, eles podem transmitir energia para quem está a sua volta.

Os Chakras estão conectados diretamente com as nossas glândulas endócrinas, que regulam o equilíbrio de substâncias no sangue.

O Chakra Básico e suas Correlações

Sua localização e na base da espinha, abaixo do órgão sexual. Entre o ânus os genitais, abrindo-se para baixo.

Está associado ao elemento terra e sua cor é o Vermelho. As cores de roupa para ativação deste chakra são todos os tons de vermelho e marrom.

Em termos energéticos esse chakra canaliza a energia da terra, normalmente pelos pés e pernas. Também conhecido como Chakra Raiz.

Por isso que é muito bom, de vez em quando, andar descalço para pegar essa anergia.

A glândula correspondente do Chakra Básico é suprarrenal.

As glândulas suprarrenais produzem a adrenalina e a noradrenalina que, através do controle da distribuição do sangue, tem função de promover a circulação.

Desse modo o corpo fica pronto para a ação, além de influenciar no equilíbrio da temperatura do corpo.

O Chakra Básico nos liga com o mundo físico. As necessidades básicas individuais, como necessidade de abrigo, de alimento, segurança material, constituição de uma família.

Primeiro Chakra – Chakra Básico

Funcionamento Harmonioso

Quando o Chakra Básico está aberto e funcionando de modo harmonioso, você sente uma ligação profunda com a Terra, pessoas e animais, uma força interior bem desenvolvida.

Torna-se fácil realizar suas metas e objetivos, você confia no processo da vida, pois tem consciência que sua experiencia aqui na Terra é segura.

Entendendo que os acontecimentos são para sua evolução e se sente grato por isso.

Funcionamento Desarmônico

Isso acontece quando seus pensamentos e ações giram somente em torno dos bens materiais e dos prazeres da vida em excesso.

Tem dificuldade em dar e receber abertamente. Tem a tendência de se proteger, e consequentemente se afastando das pessoas a sua volta, por achar que eles vão lhe fazer mal.

Seu modo de agir é dirigido prioritariamente à satisfação das suas próprias necessidades, podendo muitas vezes passar por cima das necessidades dos outros.

A falta de vitalidade física e muitas vezes mental, um cansaço sem explicação, também são fatores do mal funcionamento deste Chakra.

Qualidades Positivas

  • Coragem
  • Estabilidade Financeira
  • Paciência
  • Saúde Física
  • Sucesso
  • Prosperidade material
  • Segurança
  • Persistência

Qualidades Negativas

  • Insegurança
  • Pobreza
  • Violência
  • Vícios

Purificação e Ativação do Chakra Básico

Observe o Sol, nascente ou poente, se concentrando e criando uma conexão com este lindo espetáculo, isso ativa a energia desse Chakra.

Isso ajuda principalmente no desbloqueio de estruturas do inconsciente que estão lhe atrapalhando para a tomada de decisões, estimulando sua motivação para agir.

Também é bom procurar uma área verde e sentar-se em posição de Lótus, ou qualquer posição que lhe deixe confortável, fechar os olhos e inalar consciente o odor da terra.

Fazer caminha ou passear em lugares com muito verde e/ou ir em cachoeiras, o simples contato com a natureza já lhe trará paz.

Fazer uma sessão de Reiki também é ótima para equilibrar os Chakras, uma das principais funções do Reiki é equilibrar a energia do nosso corpo.

São muitos os benefícios que o Reiki traz para você e para todos a sua volta, conheça sete deles aqui: Os 7 principais benefícios do Reiki.

Para você que quer conhecer mais sobre essa linda filosofia, leia Os Segredos do Reiki, e seja você mesmo o instrumento para harmonizar a sua vida.

Exercício de Meditação

Usar a meditação para entrar em contato com a energia do chakra também é uma prática maravilhosa.

Separe um lugar reservado, de preferência com uma música ligada a natureza. Una o dedo indicador e o polegar.

Concentre no seu chakra raiz, visualize a cor vermelha no ponto entre as genitais e o ânus.

Caso você prefira fazer esse exercício sentado, imagine também esse energia indo e vindo do chão, ou seja, dando e recebendo energia da Mãe Terra.

Cante o mantra LAM, por alguns minutos. Fique bem atendo a sua respiração e sinta-se abastecido.

Afirmações para o momento do exercício

  • Estou seguro e protegido.
  • Sou nutrido pela Mãe Terra e suas energias.
  • Eu sou cuidada e todas as minhas necessidades são atendidas.
  • Meu corpo é um templo sagrado. Eu amo meu corpo.
  • Abundância é o meu estado natural.
  • Eu sou infinitamente abundante.

O uso dessas afirmações é opcional. Você pode também criar suas próprias afirmações, só muita atenção, use as frases sempre no afirmativo e no momento presente.

Aqui tem algumas dicas: O poder das afirmações positivas.

No próximo artigo falarei sobre o Segundo Chakra. Fique atento!!

Compartilhe com seus amigos.

Namastê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *